26 de janeiro de 2012

A Ciência e a Surdez [4] - O sistema auditivo humano e o processamento do som


Fonte: Google.
Hoje darei continuidade a série "Ciência e Surdez", que a partir de hoje terá como tema o Implante Coclear (IC).

Iniciei esta série abordando a língua de sinais sob a ótica da ciência. Foi apresentado que tanto a língua de sinais quanto a língua oral são representadas nas mesmas áreas cerebrais, o que qualifica a primeira também como uma língua. Posteriormente foi abordado as questões ligadas ao aprendizado da língua, comparando o comportamento cerebral no caso da língua oral e da língua de sinais.

Quero agradecer a todos que tenham acompanhado a série e espero que esteja sendo útil para todos. Se você não acompanhou o início desta série, não se preocupe. Segue abaixo o link pás as publicações:
Siga o "Surdez - Descobrindo um Mundo Novo" no Twitter: @mundodosilêncio 

Hoje irei dar continuidade a referida série. E como anunciado, abordarei agora questões ligadas ao implante coclear.  No entanto, antes de falar especificamente sobre o IC, farei uma pequena explanação a cerca da estrutura e organização do nosso sistema auditivo, asism como foi feito em relação ao cérebro humano.

SISTEMA AUDITIVO HUMANO 

O nosso sistema auditivo é composto por três regiões: ouvido externo (em laranja na figura 1), ouvido médio (rosa) e interno (azul). O primeiro é composto pelo pavilhão auricular (1) e pelo canal auditivo (2). O segundo é formado por uma membrana, o tímpano (3) e três ossinhos – martelo (4), bigorna e estribo (6), e a tuba auditiva. E por fim, o ouvido interno é constituído pelo vestíbulo (9), pela cóclea (10) e pelos canais semicirculares.
Fonte: Google. Figura1.

Fonte: Google. Figura 2.

Basicamente , o pavilhão auricular funciona como uma antena parabólica: ele capta as ondas sonoras (o som) e as amplifica e as guia para dentro do canal auditivo, levando-as até o tímpano. Este é uma membrana fina que separa o ouvido externo do médio. Em contato com esta membrana está o martelo, o qual se conecta a bigorna em sua outra extremidade. E a bigorna, por sua vez, está conectada ao estribo que faz contato com uma membrana no vestíbulo. O vestíbulo é a cavidade central da orelha interna, a cóclea é o órgão da audição e os canais semicirculares são parte do sistema de equilíbrio

O PROCESSAMENTO DO SOM

Explicando bem superficialmente, a onda sonora ao entrar no canal auditivo e chegar até o tímpano faz com que este comece a vibrar. A vibração gerada será transmitida ao martelo, à bigorna e ao estribo respectivamente. Neste momento, o estribo faz vibrar uma membrana no labirinto, que é preenchida internamente por um líquido, o qual é agitado pela vibração e formará ondas. O líquido irá se movimentar por dentro da cóclea, fazendo com que membranas internas também se movimentem.  Por conseqüência disso, as células ciliadas (recebem este nome, pois possuem pequenos pêlos em sua superfície) captam estas vibrações por meio dos seus cílios que irão gerar uma resposta química e transmitirão ao o nervo coclear, que compõe o nervo vestíbulo-coclear, a informação sob forma de energia elétrica. E por meio deste nervo, o sinal é levado até o cérebro, onde será decodificado, e a mensagem captada pelo ouvido externo será compreendida.

O vídeo abaixo explica o processo com mais detalhes, assista e aprenda um pouco mais:
Vídeo retirado do youtube.com
Por favor, desconsiderem os comentários finais do autor do vídeo.

Agora que você já conhece os elementos do sistema auditivo e como eles interagem entre si, para captarem o som, está preparado para compreender como funciona o IC. Veja no próximo post.
Continue acompanhando...

Está curtindo o blog? Está afim de ficar por dentro das nossas atualizações? Então assine nosso Feed

2 comentários:

  1. mto dezzzzzzzz,gostei mesmo antes nao sabia de nada mas depois que vi a materia,li e assisti o video eu entendi melhor e aprendi mto mais do que eu pensava!!!bjoossssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ter ajudado, trazendo novos conhecimentos. É sempre bom receber o feedback. Abraço.

      Excluir