25 de fevereiro de 2013

Música combina com surdez?


Boa noite!
Antes de tudo, quero pedir desculpas pela desatualização do blog. Este ano está sendo muito atípico: várias atividades estão acontecendo ao mesmo tempo e está difícil conseguir atualizar o blog. Mas prometo dar continuidade, postando mensalmente.


Fonte: Google
Prevalece na nossa cultura (ouvinte) a relação entre música e ouvir. Isto é, o aparelho auditivo é o responsável por produzir as sensações que sentimos quando ouvimos música. Sendo assim, há o pensamento de que as pessoas com surdez, principalmente a surdez profunda, estão privadas desta arte.
Uma vez, um amigo me disse que o único pesar que ele tinha, em relação aos surdos, era deles não poder ouvir música. Mas será que os surdos não podem desfrutar dos prazeres da música de fato?
E aproveitando o período pós-carnaval gostaria de compartilhar com vocês uma reportagem que encontrei no blog Libras.Info e que nos ensina muito e por isso merece ser compartilhada por todos.O grupo Batuqueiros do Silêncio vem para nos ensinar que os surdos podem sim vivenciar a música. Este é um conjunto de instrumentistas surdos, da cidade de Recife, e que tocam músicas típicas da região (maracatu, frevo, ciranda). A iniciativa surgiu a partir do professor Mestre Batman. Ele criou um metrônomo – instrumento que marca o tempo do compasso musical – diferente, que guia os alunos e permite que eles executem as músicas brilhantemente. Acessem o link para entenderem como o trabalho é realizado.

Comprovando esta questão - o surdo e a música - foi divulgado há alguns anos atrás um trabalho realizado pelo Dr. Shibata, médico professor assistente de radiologia na Universidade de Washington – Infelizmente não consegui encontrar o artigo, mas algumas reportagens sobre a mesma notícias foram publicadas na internet conforme podem acessar nas referências. Neste trabalho foi analisado a reação cerebral à vibração em 10 surdos e 11 ouvintes.
O que foi notado é que em ambos os grupos ouve a ativação da mesma região cerebral – a responsável pela percepção da vibração. Porém, nos surdos, ocorreu concomitantemente a ativação da área responsável pela audição. O que levou o pesquisador a concluir que os efeitos provocados pela música são os mesmos tanto em ouvintes quanto em surdos.


Leia abaixo um trecho da explicação do professor Shibata, retirado do site UOL:
"A informação relativa a vibração tem essencialmente as mesmas características que a informação sonora –faz sentido, portanto, que para os surdos uma modalidade possa substituir a outra na mesma região cerebral. É a natureza da informação, e não sua modalidade, que parece ser importante para o cérebro em desenvolvimento".
Enfim, o projeto do mestre Batmam e os outros apresentados nos ensinaram que pra tudo é preciso ter boa vontade e vontade de fazer a diferença. Possivelmente ele não conhecia a teoria elaborada pelo professor Shibata,  mas pelo simples fato dele acreditar que era possível, ele quebrou um paradigma e criou o grupo Batuqueiros do Silêncio. E podemos finalizar com a frase do próprio mestre: “A música é uma língua universal”.
A seguir assista ao curta Os Batuqueiros do Silêncio, e cofinram o resultado deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário