2 de dezembro de 2013

Glossário Bilíngue - Amamentação em Libras. Vale a pena conferir!


A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segundo língua oficial do Brasil desde o ano de 2002 com a promulgação da Lei 10436. E esse reconhecimento fortaleceu a luta pela sua divulgação e disseminação do seu uso. Bem como permitiu o despertar da consciência de muitas pessoas em relação a sua necessidade para a promoção efetiva de acessibilidade aos surdos em todos os aspectos. E a entrada dos surdos em diversas áreas da sociedade favorecerá o desenvolvimento da língua, com a criação/ surgimento de novos sinais, uma vez que em áreas técnicas como Saúde, Química, Biologia, Advocacia, dentre outras, há uma escassez de sinais específicos. Uma vez que as palavras surgem da necessidade de comunicação. Como os surdos não frequentavam esses espaços, não havia tal necessidade.

Porém, graças às conquistas dos Movimentos Surdos, essa realidade está se transformando. E uma prova disso, é o Glossário Bilíngue sobre Alimentação Infantil, o qual me enviaram hoje pela internet. O material, que pode ser acessado clicando AQUI, é resultado do trabalho de campo dos profissionais do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação do estado do Mato Groso do Sul.

Achei um material bem interessante e bem completo, com os principais termos usados na área de Alimentação Infantil, o que possibilitará a realização de oficinas com gestantes surdas, permitindo a elas também o direito de aprender essas informações.

Acessem e divulguem esse material. E deixe seu comentário a respeito dele.

2 comentários:

  1. Fico com o coração transbordando de FELICIDADE quando vejo iniciativas como esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas iniciativas são excelentes mesmos. É uma forma de possibilitar o acesso dos surdos a conhecimentos específicos. Mas é preciso que não se torne "modinha" e comecem a produzir materiais com concepções erradas sobre a língua de sinais. É preciso que todos fiquem atentos e sejam críticos sobre tudo o que é produzido nessa área.

      Excluir