30 de junho de 2012

A arte difundindo a Libras e naturalizando a surdez!


Fonte: Blog CORPOSINALIZANTE
As redes sociais, a internet, nos levam a descobrir um mundo de curiosidades inexplicável! Você começa a procurar material sobre um determinado assunto, e a medida que vai descobrindo, esse mesmo material te faz pegar caminhos não planejados e por fim, você está lendo sobre outro tema!

Foi desta maneira que cheguei ao vídeo Escola de Libras”, e a partir dele cheguei ao blog CORPOSINALIZANTE. Este blog pertence ao grupo, de mesmo nome, formado por jovens artistas surdos! Por mais que eu não entenda de arte, de cinema, de performances, fiquei encantado com a proposta deste grupo e com os trabalhos que eles já realizaram.


O vídeo foi feito  em cima da performance Aprenda uma outra língua oficial brasileira! / O que você quer aprender em língua de sinais?, idealizado e protagonizado pela jovem Luana Milani. Este trabalho faz parte do parte do projeto "4 performances de rua", do Corposinalizante.


Ela fez do espaço urbano, uma Praça de São Paulo, uma escola de Libras para a população ouvinte. Ela partiu de situações cotidianas enfrentadas por ela, de problemas de comunicação entre ela e ouvintes para elaborar esta ideia.  Fonte: Blog Corposinalziante
Fonte: Blog CORPOSINALIZANTE
A Libras é a Língua Brasileira de Sinais, a língua natural dos surdos. Que diferente da língua dos ouvintes, oro-auditiva, é espaço visual. Para aprender mais sobre a língua de sinais e sua importância para o desenvolvimento do surdo, veja o post   Déficit auditivo - Diferentes realidades: a Língua de sinais.

A intervenção feita pela artista foi uma forma muito divertida, lúdica, de difundir a língua brasileira de sinais. O aprendizado através da arte, pela minha concepção, torna-se muito mais fácil, pois é muito mais prazeroso do que uma palestra ou uma aula de horas de duração.




Esse vídeo me chamou atenção de alguns fatos:

Fonte: Blog CORPOSINALIZANTE
  • Ainda existem pessoas que não tem conhecimento da existência da Língua de Sinais, o que torna ações como a da Luana, este blog, o projeto LIBRAS EM SAÚDE, da IFMSA-Brazil, e tantas outras, extremamente importantes. Precisamos continuar difundindo a Libras!
  • O uso da arte permitiu a aproximação de ouvintes até os surdos sem aquele susto ou medo, ou diria, constrangimento por parte do ouvinte. A arte conseguiu naturalizar a surdez!
  • E terceiro, o que falta é incentivo ao aprendizado da Libras! Todas as pessoas ficaram entusiasmadas ao aprenderem essa nova língua. O senhor (ver figura ao lado) ficou radiante, e as crianças se divertiram muito!
Vejam o vídeo, e deem sua opinião! E aproveite para aprender alguns sinais (palavras em Libras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário