9 de janeiro de 2012

Motivação

Estou a cada dia desvendando um mundo fascinante, cheio de peculiaridades e totalmente desconhecido pela grande parte da sociedade; um mundo novo - o mundo do silêncio.
Cada novo documentário, cada artigo publicado que eu leio sobre o tema me deixa com vontade de buscar por mais materiais, para descobrir como os surdos vivem.


Antes de continuar a leitura, veja quem sou eu... 


Siga o "Surdez - Descobrindo um Mundo Novo" no Twitter: @mundodosilencio

Tudo começou com a minha entrada à organização não governamental IFMSA-Brazil (International Federation of Medical Students Associations of Brazil). Ao me afiliar me foi apresentado o projeto “LIBRAS em Saúde”, o qual é baseado no projeto transnacional Breaking the Silence da IFMSA mundial. Um dos seus objetivos, dentre outros, é apresentar a língua de sinais para os estudantes de medicina, visando um atendimento de qualidade e com dignidade ao paciente surdo. Junto com outras amigas, que também eram membros do comitê UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), começamos a elaborar o nosso projeto. E a partir de então, comecei a penetrar pela cultura surda. E o meu interesse foi crescendo. E ficou ainda maior a partir do momento em que me tornei o coordenador nacional do projeto dentro da IFMSA-Brazil, pois precisava preparar uma capacitação para os futuros coordenadores, precisava saber mais sobre aquele mundo novo.

A cada leitura nova me convenço de que os surdos não são deficientes. Sua única barreira é a impossibilidade de comunicação por meio da língua oral. Eles são capazes de fazer tudo, até mesmo se comunicarem, não pela língua oral; mas pela língua de sinais, que lhes permitem expressar tudo o que pensam e sentem. 

  • Você sabia que existe uma Universidade para surdos, onde os ouvintes são minorias?
  • E você sabia que que não existe O SURDO, mas sim vários surdos?
  • Sabia que tem o surdo ator, o surdo surfista, a surda que foi miss, o surdo professor, o surdo motorista?
  • Sabia que tem deficiente auditivo que as vezes prefere desligar o seu aparelho auditivo porque preferem o silêncio ? 



Se não, passará a conhecer a partir deste blog!

A partir destas e outras descobertas surgiu o desejo de partilhar com vocês tudo isso por meio deste blog. Não sou especialista, nem intérprete e não sou surdo. Na verdade sou um curioso fascinado pelo “Mundo do Silêncio”.

Cultura dos surdos, Quebra de paradigmas, Diferentes realidades (a diversidade dentre as pessoas com déficit auditivo),  Ciência e Surdez, artigos de pesquisa, leis, reportagens; dicas de vídeos, filmes e outros blogs; notícias sobre o projeto “LIBRAS em Saúde”; Tudo isso fará parte do conteúdo deste blog. Sempre procurando mostrar as várias possibilidades para que o  leitor possa tirar suas  próprias conclusões.

Espero que apreciem e que acompanhem! 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E para começar, assistam a esse vídeo "Quem é a pessoa surda?", produzido pela Vez da Voz, onde a fonoaudióloga  Cecília Moura, acompanhada pelo Paullo Vieira, que é surdo. Juntos eles definem bem o que é o surdo e o que é a LIBRAS...

Vídeo descoberto no blog LIBRAS.inf (visite este blog)


QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE BLOG NA SUA OPINIÃO? COMENTE...


Está curtindo o blog? Está afim de ficar por dentro das nossas atualizações? Então assine nosso Feed

3 comentários:

  1. Que bom ver um projeto da IFMSA-Brazil que dá tão certo e que toca a vida das pessoas. No fundo, é isso que queremos: que nossas ações se perpetuem nos corações daqueles que as realizam e daqueles que por elas são beneficiados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, com certeza este blog é fruto principalmente da minha entrada para a IFMSA-Brazil. Não sei se eu teria tido esta iniciativa se não fosse pelo projeto "LIBRAS em Saúde".

      Excluir
    2. Fico muito feliz. A IF existe para isso.

      Excluir