22 de setembro de 2012

Um surdo às avessas

Um surdo às avessas

Várias pessoas reunidas em um mesmo lugar. Aparentemente, todas confortavelmente interagiam entre si usando a mesma língua. Conversas, trocas de experiências, um fazendo brincadeira com o outro. No entanto, havia uma pessoa que não estava se sentindo bem com aquela situação. Na verdade, esta pessoa estava se sentindo totalmente deslocada. A cada momento aumentavam as sensações de insegurança, ansiedade e frustração. Por quê? Pois ela simplesmente não conseguia se comunicar com todos os demais, apesar de sua vontade de poder conhecer novas pessoas, saber sobre a experiência de vida delas, perguntar o que estavam achando do evento. Por não ser fluente na língua usada pela maioria naquele ambiente, nem ousava dizer “Oi! Tudo bem?”; pois o outro começaria a falar e a questionar e ela correria o risco de não compreender nada. A vergonha seria muita e a frustração ainda maior. Sendo assim, esta pessoa ficou recolhida no canto, apenas observando, procurando alguém do seu grupo com quem pudesse se comunicar.
Pois bem, essa poderia ser a história de um surdo no meio da sociedade atual, que é majoritariamente ouvinte. Porém, aquela pessoa sou eu, e este fato aconteceu comigo nos primeiros dias em que participei do XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos.  Estou há menos de um ano imerso no mundo da surdez e aprendendo a língua de sinais, e este foi o meu primeiro grande contato com vários surdos. Logo, minhas habilidades e meu conhecimento da Libras é muito restrito. Nestes dias eu fui um surdo às avessas. Pois acredito que sejam os mesmos sentimentos que este sente quando está em um meio impossibilitado de se comunicar.

Diferente da ida a pizzaria com o grupo do curso de Libras, esta foi uma experiência sentindo na pele espontânea. E me estimulou a estudar mais a Língua Brasileira de Sinais e a continuar a promover a conscientização dos demais ouvintes para a importância de se saber se comunicar com o surdo.

Acesse também:


O congresso foi uma experiência muito boa e serviu de inspiração para a criação de vários posts para o blog. Aguarde novas atualizações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário