Quem sou eu?

 Dar vida a um blog é mais complicado do que eu imaginava; e como pretendo continuar Descobrindo um Mundo Novo preciso me capacitar sempre. Além disso, nada mais importante do que você saber quem é a pessoa que está navegando pelo mundo da surdez. Pois então, irei me apresentar...


Siga o "Surdez - Descobrindo um Mundo Novo" no Twitter: @mundodosilêncio 


Me chamo Renato Cesar Vaz Guimarães, tenho hoje 21 anos e sou nascido na cidade de Araxá, no estado de Minas Gerais. No entanto, desde 2010, estou morando na cidade de Juiz de Fora (MG), onde curso Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sou membro, desde 2010, de uma organização não-governamental intitulada International Federation of Medical Students Assotios’ of Brazil (IFMSA-Brazil), a qual é representante nacional da IFMSA (internacional). Dentro dela, atuo principalmente na área de Educação Médica, promovendo projetos e ventos que buscam contribuir e/ou discutir a graduação médica na minha faculdade. Além disso, eu coordeno nacionalmente o projeto LIBRAS em Saúde: acessibilidadeno atendimento clínico”.

Dentro da Medicina gosto muito da parte clínica e de discussões a respeito de saúde publica, direito à saúde e humanização no atendimento, além das questões sobre educação médica. Estes e outros motivos contribuíram pelo meu interesse sobre a questão da surdez e me motivaram a  começar este blog.

Eu não possuo déficit de audição e nem tenho parentes nesta condição; e também não sou intérprete de língua de sinais.  Na verdade, sou uma pessoa interessada em conhecer e compartilhar o aprendido sobre as questões que envolvem o universo da surdez, e assim poder contribuir com a quebra de paradigmas, o fim do preconceito e a inclusão do portador de perda auditiva na sociedade.

Agora que você me conhece, convido-o a deixar suas observações a respeito do blog, sua opinião sobre a relevância do mesmo; contribuindo assim para o aprimoramento e crescimento do “Descobrindo um Mundo Novo”.




Um abraço!




Está curtindo o blog? Está afim de ficar por dentro das nossas atualizações? Então assine nosso Feed

13 comentários:

  1. Renato, quero cumprimentá-lo pelo excelente blog e por seu interesse em temas tão instigantes como a surdez. Li seu comentário em meu blog(psisurdos)e fico muito contente de saber de sua motivação em descobrir novos mundos. Parabéns e saiba que estarei torcendo para que você realize todos os seus propósitos. Paulo Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Cesar,

      Obrigado pelo comentário e me desculpe a demora em respondê-lo. Já estou dois anos imerso nessa temática e cada vez me descubro mais dentro dela. Não vejo a hora de poder levar essas discussões para os cursos de saúde.

      Excluir
  2. Concordo com o leitor acima que seu blog é excelente, mas eu diria muito bom que é pra voce continuar melhorando :) ...o ser humano precisa de motivação sempre, não é mesmo?
    Pelo que entendi, voce está aprendendo Libras e sobre cultura surda neh?!
    Não desista. Há momentos que parece que nunca chegamos a ter o conhecimento necessário para nos comunicar, mas é buscando experiencias com este universo que se aperfeiçoa. Tenho uma dica de livro que se voce não tiver lido ainda, mudará muito sua visão da comunidade surda, para melhor, ou no mínimo lhe acrescentará princíos de grande valia - aqueles para vida inteira. A dica é o livro Vendo vozes, de Oliver Sacks.
    Procure saber também sobre o Núcleo de Libras e o Projeto Diálogos de Inclusão, ambos da UFMG.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena,

      Me desculpe, também, por demorar a respondê-la.
      Obrigado pelo elogio e tenha certeza de que, a cada aprendizado novo, mais quero aprender sobre essa área. E tenho já o livro do Sacks, e é de fato muito bom. Leitura obrigatória para todos que se aventuram nessas questões.

      Excluir
  3. Olá,

    Primeiramente gostaria de comentar que gosto muito do seu blog.

    Recentemente inaugurei meu site http://www.gapaa.com.br/ GAPAA - Grupo de Apoio para Perda de Audição Adquirida, com o principal objetivo de auxiliar os pacientes nas dificuldades impostas pela deficiência auditiva.

    Estamos formando um grupo de apoio para realização de encontros onde pacientes possam compartilhar informações de suas experiências e desafios vividos; elaborar suas emoções e ainda encontrar novas possibilidades para aplicação em suas vidas social, profissional e familiar.

    Sou psicóloga clínica e venho atendendo pacientes com surdez parcial adquirida. Como acompanho seu blog tenho utilizado esse, entre outros, para referência e indicação aos meus pacientes.

    Assim, gostaria de convidá-lo a visitar meu site e avaliar a possibilidade de termos nossos sites publicados entre si, abrindo ainda mais oportunidades para que o público interessado possa conhecer e encontrar a ajuda necessária.

    Fique à vontade para contatar-me.

    Atenciosamente,

    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia,

      Me desculpe por demorar tanto a respondê-la. Quero dizer que fico muito feliz em saber que estou conseguindo ajudar pessoas através do meu blog.

      Fique a vontade para entrar em contato comigo sempre que quiser fazer alguma divulgação, desde que vá de encontro com as perspectivas sobre surdez que trabalho no site.

      Espero que continue acompanhando as publicações e fique a vontade para comentar smepre que quiser.

      Att

      Excluir
  4. Conheci essa página hoje, mas já passei por todos os posts e gostei muito do conteúdo e, particularmente, da ideia de realizar encontros onde só se pode usar Libras.
    Conheço o programa Libras em saúde pois o estou cursando na minha universidade, em Vila Velha - ES. Achei muito boa a iniciativa de vocês da IFMSA, e sua de criar este blog!
    Infelizmente, a minha universidade não dá a devida importância ao curso de Libras, que foi implantado neste semestre, mas espero que mesmo assim sigamos aprendendo e melhorando a comunicação com a população surda, visando o melhor atendimento possível!
    Boa sorte para nós nessa missão que é a medicina! hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Me desculpe pela demora, mas fiz questão de responder a todos. Primeiro, obrigado pelos elogios. Minha entrada nessa área foi graças ao projeto da IFMSA-Brazil. Ele serviu de ponta-pé inicial.

      Acredite, já é um grande começo a UVV disponibilizar o curso. Poucas são as faculdades de Medicina que o oferecem. Mas é lógico, é preciso que a faculdade consiga despertar nos seus alunos o interesse. E isso se faz, eu acredito, trazendo as discussões sobre as diferenças e especificidades dos ser humano, que são negligenciadas na nossa formação.

      Espero que continue buscando aprender cada vez mais a Libras.

      Abraço.

      Excluir
  5. Olá, Renato! Parabéns pelo blog! Parabéns também por ser essa pessoa motivada e cheia de iniciativas, é assim que mudamos o mundo. Continue assim! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Agradeço os elogios, mas uma pena não saber quem você é. Deixe seu nome depois. Abraços

      Excluir
  6. olá Renato!! que massa ver o seu blog. um amigo da faculdade lembrou que eu me interessava pelo assunto e me passou o link. li os relatos, os quais são bem comuns por aqui tbm e adorei saber que vc tbm é estudante de medicina e se interessa pela questão da surdez.. Saber que Libras está cada vez mais ganhando espaço entre os meios sociais é aplaudir iniciativas como a sua e de demais pessoas que o possam ter influenciado. essa é uma causa social que é nossa tbm.. e vc deve saber a importância que traz um olhar médico diferenciado pela causa. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, obrigado pelas felicitações! Sempre fico muito satisfeito quando descubro novas pessoas que se interessam por esse assunto. E com o meu blog pretendo fazer mais pessoas darem atenção para ele. Você também é acadêmica de Medicina? Qual o seu contato com as questões da surdez? abraço!

      Excluir
  7. Luis Felipe Lauletta26 de fev. de 2014, 11:52:00

    Preciso te elogiar, como todo mundo já te elogiou aqui nesses comentários: o seu blog está muito bom; bonito ver como você já luta por um melhor atendimento aos pacientes e por uma efetiva humanização da saúde!

    ResponderExcluir